sábado, 3 de janeiro de 2015

Macro é ótimo recurso pra automatizar tarefa repetitiva. Eis um grupo de macros úteis:
EPbasica são 5 macros pra tradução castelhano–português. As ocorrências principais: Pronomes, preposições, artigos, etc, e mais tantos vocábulos que foram surgindo com freqüência. Facilita muito a tradução.
Parag é pra substituir todos os parágrafos por espaço em branco numa seleção. Útil quando no escaneio o OCR transformou toda linha em parágrafo. A seleção deve abarcar a primeira até a penúltima linha. No Office 2010 não está funcionando direito. Não respeita a seleção. Transforma todos, desde a marcação inicial até o fim do texto em vez do fim da seleção. Mexem tanto nos programas, que acabam fazendo trapalhada. Então é melhor fazer manualmente: Selecionar da primeira à penúltima linha e mandar substituir tudo. Ao perguntar se é pra fazer o resto, dizer que não.
Nesse Office ao se usar o pincel pra formatar o texto e arrastar a seleção até cobrir o texto todo, se o texto é grande de repente pára. Parece que se cansa. Nunca vi isso antes.
Texto é pra formatar. Ficou meio em desuso pra mim.
Zaz é pra substituir tudo, basicamente contrações.
Hifenop inicialmente era só pra substituir os hífens opcionais gerados por OCR, hífens de fim de linha. Depois incluí o parágrafo htm (control-enter) substituindo a paráfrafo, e o espaço não separável (que no mostrar tudo aparece como uma bolinha) substituindo por espaço em branco.
Cada um pode editar, incluir ou excluir macro a seu estilo. Observar o padrão da macro. Sempre começa com Sub nome () e termina com End sub. Por exemplo, a parag:
Sub parag()
'
' parag Macro
' Substitui tudo: parágrafos por espaços na seleção
'
    Selection.Find.ClearFormatting
    Selection.Find.Replacement.ClearFormatting
    With Selection.Find
        .Text = "^p"
        .Replacement.Text = " "
        .Forward = True
        .Wrap = wdFindAsk
        .Format = False
        .MatchCase = False
        .MatchWholeWord = False
        .MatchWildcards = False
        .MatchSoundsLike = False
        .MatchAllWordForms = False
    End With
    Selection.Find.Execute Replace:=wdReplaceAll
End Sub
Pra instalar a macro basta entrar na área de macro (visual basic), clicar em Editar macro e colar. Mas tem outra trapalhada que até hoje não consertaram: Se não tem macro o botão Editar fica desabilitado. Esqueceram que alguém poderia colar ali uma macro em texto. Então o jeito é fingir criar uma, ou seja, criar uma fazendo qualquer coisinha (formatando, substituindo...) em Gravar macro, dando um nome qualquer,  pode ser macro1. Então dá pra editar, colar e apagar a de mentirinha.
Manter o texto inteiro das macros atualizado, pra quando precisar só colar lá.

Falei sobre as auto-correções burras. É útil criar auto-correções inteligentes. Ajudam muito na datilografia. Uses auto-correções fixas e momentâneas. Se deve usar uma combinação que não ocorre, pra não bagunçar o texto. Palavras longas ou chatas de escrever e as muito freqüentes devem virar auto-correção. Algumas minhas fixas são:
m,sMato Grosso do Sul
r,nRio Grande do Norte
cana,acucarcana-de-açúcar
acu,caraçúcar
quinque,nioqüinqüênio
freque,nciafreqüência
(c,)©
,, – —
aco,rdaoacórdão
aco,rdaosacórdãos
be,ncaobênção
be,ncaosbênçãos
cristo,vaoCristóvão
este,vaoEstêvão
birmânia –  Birmânia
a,ustria –  Áustria
Se moras em lugar com nome esdrúxulo e ou longo, Caraguatatuba, Itaquaquecetuba, Santa Rita do Passa Quatro ou a rua Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon provavelmente escreves o nome com muita freqüência. Então:
s,rita – Santa Rita do Passa Quatro
rua,rondon – rua Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon
No botão Inserir símbolo tem a opção auto-correção pro símbolo selecionado.
As auto-correções momentâneas: Por exemplo, datilografarás um texto onde a palavra rei-de-pau do baralho torto aparece com muita freqüência. Então criar uma auto-correção pra isso e depois a excluir.
r,pau – rei-de-pau do baralho torto

Também é útil automatizar ce,p, celula,r, cp,f... (senh,a não)

Nenhum comentário:

Postar um comentário