segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Crônicas bogotanas
Da autobiografia não autorizada de Che Guavira
Capítulo 4
  De índio e onça aos zumbis maicojexonianos e chaltonrestonianos táxis e taxifobia Turismo-maravilha e turismo-horror
Crónicas bogotanas
Da autobiografia no autorizada de Che Guavira
Capítulo 4
  De indígena e jaguar a los zombies maicoyexonianos y chaltonrestonianos taxis y taxifobia Turismo-maravilla y turismo-horror
É bem manjado aquele estereótipo, nos grandes centros, de que em Mato Grosso (Mato Grosso do Sul era o sul de Mato Grosso) tinha jaguar andando na rua. Da mesma forma imaginávamos Manaus e Belém com índio selvagem e onça na rua. Sem falar em filmes ianques com cena de carnaval caribenho como se fosse no Rio de Janeiro. Uma lista desses estereótipos seria exaustiva.
Es bien conocido aquel estereotipo, en los grandes centros, de que en Mato Groso (Mato Groso del Sur era el sur de Mato Groso) tenía jaguar andando en la calle. De la misma manera imaginábamos Manaus y Belén con indígena salvaje y jaguar en la calle. Sin hablar en películas yankes con escena de carnaval caribeño como si fuese en Río de Enero. Una lista de esos estereotipos sería exhaustiva.
Antes de ir a Bogotá, como é óbvio, pesquisei um monte de coisa, pois pra empreender essa viagem transamazônica, quase outro planeta, seria uma grande aventura.
Antes de ir a Bogotá, como es obvio, pesquisé mucha cosa, pues para emprender ese viaje transamazónico, casi otro planeta, sería una gran aventura.
Li em http://www.mochileiros.com/dicas-de-viagem-bogota-e-medellin-t46586.html, e reli, pois o texto é confuso pra leitura rápida, ficando confuso se a referência a drogados perambulando na rua é em Bogotá, Medelim ou ambas.
Li en http://www.mochileiros.com/dicas-de-viagem-bogota-e-medellin-t46586.html, e releí, pues el texto es confuso para lectura rápida, quedando confuso si la referencia a drogadictos deambulando en la calle es en Bogotá, Medellín o ambas.
Em minha cabeça se descortinou a vida noturna com os zumbis de Michael Jackson perambulando em todas as esquinas, de modo que no crepúsculo todos teriam de correr se refugiar no hotel, como naquele filme de Charlton Heston (e a anterior, de Vincent Price, Mortos que matam), A última esperança da Terra (da obra de Richard Matheson, Sou a lenda) que não podia deixar de ter um repeteco estragando o filme. Ou mesmo o filme Dagão, do conto de Lovecraft.
En mi cabeza se dibujó la vida nocturna con los zombies de Michael Jackson deambulando en todas las esquinas, de modo que nel crepúsculo todos tendrían que correr se refugiar nel hotel, igual en aquella película de Charlton Heston (y la anterior, de Vincent Price, El último hombre sobre la Tierra), Soy leyenda (da obra de Richard Matheson, Soy leyenda) que no podía dejar de tener un repeteco estragando la película. Lo mismo la película Dagón, del cuento de Lovecraft.
Nas páginas também falaram muito sobre taxista seqüestrando cliente no aeroporto e que o pior era que mesmo taxistas regulamentados praticavam os crimes.
En las páginas también hablaron mucho sobre taxista secuestrando cliente nel aeropuerto y que el peor era que mismo taxistas regulares practicaban los crímenes.
Assim anotei o número de celular do taxista do hotel, Gabriel, pra não pegar táxi na rua. Mas Gabriel estava longe, de modo que tive de pegar um. Sentado no banco traseiro olhava o retrovisor e via os olhos avermelhados do taxista com cara de peruano e poucos amigos.
Así anoté el número de celular del taxista del hotel, Gabriel, para no sacar taxi en la calle. Pero Gabriel estaba lejos, de modo que tuve que pegar un. Sentado nel banco trasero miraba el retrovisor y veía los ojos rojizos del taxista con cara de peruano y pocos amigos.
— Ai! Dobra esquina aqui, dobra ali. Nunca chega!
— Ay! Dobla esquina aquí, dobla allí. ¡Nunca llega!
Enfim cheguei. Só assim perdi a taxifobia bogotânica.
En fin llegué. Sólo así perdí la taxifobia bogotánica.
Ainda mais que pretendia cruzar Bogotá a pé. Mas perguntando a direção do museu do Ouro vários disseram ser longe e haver trechos perigosos no caminho, que é melhor ir de ônibus ou táxi.
Aún más que pretendía cruzar Bogotá a pie. Pero preguntando la dirección del museo de Oro varios dijeron ser lejos y haber trechos peligrosos nel camino, que es mejor ir de autobús o taxi.
Quando fui ao museu do escritor Fernando González com a família de Carlos, em Medelim, anoiteceu. Como todos passeavam com naturalidade, nem pensei nos zumbis transamazônicos.
Cuando fui al museo del escritor Fernando González con la familia de Carlos, en Medellín, anocheció. Como todos paseaban con naturalidad, ni pensé en los zombies transamazónicos.
Assim como havia muito aprendi a desconfiar de relatos de turismo-maravilha, também aprendi a desconfiar dos relatos horroríficos.
Así como había mucho aprendí a desconfiar de relatos de turismo-maravilla, también aprendí a desconfiar de los relatos horroríficos.


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