Crônicas bogotanas
Da autobiografia não autorizada de Che Guavira
Capítulo 4
●
De índio e onça aos zumbis maicojexonianos e chaltonrestonianos ● táxis e taxifobia ● Turismo-maravilha e turismo-horror
Crónicas bogotanas
Da autobiografia no autorizada de Che
Guavira
Capítulo 4
● De
indígena e jaguar a los zombies maicoyexonianos y chaltonrestonianos ● taxis y taxifobia ● Turismo-maravilla y turismo-horror
É bem manjado
aquele estereótipo, nos grandes centros, de que em Mato Grosso (Mato Grosso do
Sul era o sul de Mato Grosso) tinha jaguar andando na rua. Da mesma forma
imaginávamos Manaus e Belém com índio selvagem e onça na rua. Sem falar em
filmes ianques com cena de carnaval caribenho como se fosse no Rio de Janeiro.
Uma lista desses estereótipos seria exaustiva.
Es bien conocido aquel estereotipo,
en los grandes centros, de que en Mato Groso (Mato Groso del Sur era el sur de
Mato Groso) tenía jaguar andando en la calle. De la misma manera imaginábamos
Manaus y Belén con indígena salvaje y jaguar en la calle. Sin hablar en
películas yankes con escena de carnaval caribeño como si fuese en Río de Enero.
Una lista de esos estereotipos sería exhaustiva.
Antes de ir a
Bogotá, como é óbvio, pesquisei um monte de coisa, pois pra empreender essa
viagem transamazônica, quase outro planeta, seria uma grande aventura.
Antes de ir a Bogotá, como es obvio,
pesquisé mucha cosa, pues para emprender ese viaje transamazónico, casi otro
planeta, sería una gran aventura.
Li em http://www.mochileiros.com/dicas-de-viagem-bogota-e-medellin-t46586.html,
e reli, pois o texto é confuso pra leitura rápida, ficando confuso se a
referência a drogados perambulando na rua é em Bogotá, Medelim ou ambas.
Li en http://www.mochileiros.com/dicas-de-viagem-bogota-e-medellin-t46586.html, e releí, pues
el texto es confuso para lectura rápida, quedando confuso si la referencia a
drogadictos deambulando en la calle es en Bogotá, Medellín o ambas.
Em minha
cabeça se descortinou a vida noturna com os zumbis de Michael Jackson
perambulando em todas as esquinas, de modo que no crepúsculo todos teriam de
correr se refugiar no hotel, como naquele filme de Charlton Heston (e a
anterior, de Vincent Price, Mortos que
matam), A última esperança da Terra
(da obra de Richard Matheson, Sou a lenda)
que não podia deixar de ter um repeteco estragando o filme. Ou mesmo o filme Dagão, do conto de Lovecraft.
En mi cabeza se dibujó la vida
nocturna con los zombies de Michael Jackson deambulando en todas las esquinas,
de modo que nel crepúsculo todos tendrían que correr se refugiar nel hotel,
igual en aquella película de Charlton Heston (y la anterior, de Vincent Price, El último hombre sobre la Tierra), Soy leyenda (da obra de Richard
Matheson, Soy leyenda) que no podía
dejar de tener un repeteco estragando la película. Lo mismo la película Dagón,
del cuento de Lovecraft.
Nas páginas
também falaram muito sobre taxista seqüestrando cliente no aeroporto e que o
pior era que mesmo taxistas regulamentados praticavam os crimes.
En las páginas también hablaron
mucho sobre taxista secuestrando cliente nel aeropuerto y que el peor era que mismo
taxistas regulares practicaban los crímenes.
Assim anotei o
número de celular do taxista do hotel, Gabriel, pra não pegar táxi na rua. Mas
Gabriel estava longe, de modo que tive de pegar um. Sentado no banco traseiro
olhava o retrovisor e via os olhos avermelhados do taxista com cara de peruano
e poucos amigos.
Así anoté el número de celular del
taxista del hotel, Gabriel, para no sacar taxi en la calle. Pero Gabriel estaba
lejos, de modo que tuve que pegar un. Sentado nel banco trasero miraba el
retrovisor y veía los ojos rojizos del taxista con cara de peruano y pocos
amigos.
— Ai! Dobra
esquina aqui, dobra ali. Nunca chega!
— Ay! Dobla esquina aquí, dobla allí. ¡Nunca llega!
Enfim cheguei.
Só assim perdi a taxifobia bogotânica.
En fin llegué. Sólo así perdí la taxifobia
bogotánica.
Ainda mais que
pretendia cruzar Bogotá a pé. Mas perguntando a direção do museu do Ouro vários
disseram ser longe e haver trechos perigosos no caminho, que é melhor ir de
ônibus ou táxi.
Aún más que pretendía cruzar Bogotá
a pie. Pero preguntando la dirección del museo de Oro varios dijeron ser lejos y
haber trechos peligrosos nel camino, que es mejor ir de autobús o taxi.
Quando fui ao
museu do escritor Fernando González com a família de Carlos, em Medelim, anoiteceu.
Como todos passeavam com naturalidade, nem pensei nos zumbis transamazônicos.
Cuando fui al museo del escritor
Fernando González con la familia de Carlos, en Medellín, anocheció. Como todos
paseaban con naturalidad, ni pensé en los zombies transamazónicos.
Assim como
havia muito aprendi a desconfiar de relatos de turismo-maravilha, também
aprendi a desconfiar dos relatos horroríficos.
Así como había mucho aprendí a
desconfiar de relatos de turismo-maravilla, también aprendí a desconfiar de los
relatos horroríficos.
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