quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Griselda - Renato Aragão
À coleção adeene neles!
● Quando um filme está dublado ou legendado em castelhano (espanhol) estilo das Américas o pessoal hispânico diz castelhano latino quando deveria dizer castelhano americano. Mas que maluquice é essa? Castelhano é uma língua latina. Todas as línguas derivadas do latim (português, castelhano, galego, italiano, francês, romeno...) são línguas latinas.
● Cuando una película está doblada o subtitulada en castellano (español) estilo de las Américas la gente hispánica dice castellano latino cuando debería decir castellano americano. Pero ¿que tontería es esa? Castellano es una lengua latina. Todas las lenguas derivadas del latín (portugués, castellano, gallego, italiano, francés, rumano...) son lenguas latinas.
É o mesmo tipo de analogia trapalhona que criou o vocábulo workaholic, definido como trabalhólatra. Novamente vemos uma confusão entre os termos latria (adoração) e mania. O termo correto seria trabalhômano, que tem mania de trabalhar. Igualmente o termo alcoólatra está errado, devendo ser alcoômano, maníaco por álcool. Porque alguém pode ser adorador do álcool, o exaltar, fazer poema em louvor mas não ser um bebedor, não se entorpecer.
Da mesma forma vemos uma forma de esnobismo bobo países caribenhos que falam francês se considerando não fazer parte da América latina. Todo país do continente americano que fala língua derivada do latim é parte da América latina. Dali alguém, fazendo analogia atrapalhada, lançou esse termo castelhano (ou espanhol) latino.
Vale dizer que não existe língua espanhola, apenas que o castelhano, sendo politicamente dominante, assumiu o título de língua oficial espanhola, mas as regiões que falam outras línguas não aceitam que se chame o idioma de espanhol e sim de castelhano, no que têm razão.
● Humanos são fruto de acasalamento entre chimpanzé e porco, disse geneticista
O porco é o mais inteligente quadrúpede, o único que sofre queimadura solar como o ser humano, a tênia do porco atinge também o humano, e a carne é adocicada, formando banha, igual o ser humano.
Não houve cruzamento. O ser humano foi criado geneticamente cruzando o gene dum primata africano com o dos heloim, os deuses. O caso deve ser que o porco é originário do planeta divino. Tem o padrão biológico de lá. Por isso sua carne é tão diferente.
● Por que os motoristas têm a mania de ligar o pisca-pisca só quando já estão virando a esquina ou fazendo a curva? Assim não adianta. Até atrapalha. O sinal tem de ser dado com antecedência. Não é uma formalidade. Quem não raciocina não poderia tirar carteira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário