terça-feira, 26 de junho de 2012

● Nessa barafunda infernal de textos apocalípticos picaretas tem um que anunciou Nasa prevê mega tempestade solar pra 2012. Segundo esses profetas uma grande tempestade solar causaria apagões mundiais. E encerrou o texto com chave de ouro: E em 2012 o estrago pode tomar proporção global, causando uma regressão de até 100 anos na humanidade, segundo a própria Nasa.
Então me lembrei donde vi esse conceito de retrocesso de 100 anos. Foi no mais recente livro que escaneei, Café molecular, antologia de contos de ficção-científica soviéticos. No conto A coluna negra, de Eugênio Voiskunski, uma perfuração petrolífera liberou uma misteriosa coluna negra, que seria de plasma, que não parava de crescer e cujo magnetismo impedia toda eletricidade na Terra, mesmo uma simples faísca. Que isso levaria a humanidade a um retrocesso de 100 anos. Na época em que o conto foi escrito, reportar a 100 anos antes se vê uma era sem o uso geral de eletricidade. O que não é o caso de 2012.
Café molecular está aqui na página, pra baixar.
Claro que copiando idéias de contos de ficção-científica fica muito mais fácil a patranha ser verossímil. Quanta falta de imaginação!
● No domingo terminou uma feira do livro na antiga estação ferroviária. Foi a primeira vez que fui a uma feira de livro e nada comprei. Não era barato como o noticiário disse, pois dos livros a 10 reais nada atraente. Tudo muito caro. Venderam o evento como cultural mas não passou de puramente comercial. As pessoas têm uma idéia muito vaga e confusa sobre o que é cultural. Pra elas só por ser livro ou peça de teatro já é automaticamente cultural. Não é assim. Não é se pondo criança a declamar poema de sua autoria, levar algum palestrante, que torna o evento cultural.
Na internete não consegui encontrar informação sobre o horário de atendimento. Tudo o que foi dito é que estreou na quinta-feira, 9h e vai até domingo. Não disse hora que abre e fecha. É um evento mais voltado a incentivar a criança a ler, mas com esses livros de baboseiras, nhenhenhém, mostrando bichinhos fofinhos e bobinhos. Criança merece respeito, qualidade. Basta ler uma obra de Monteiro Lobato pra ver qualidade sem baboseira, infantil sem ser infantilóide. Não é de hoje que autores e apresentadores sem qualidade se refugiam no universo dito infantil, onde se livram de ser criticados. Fantasia é bom. Mas quando a fantasia se torna redundante, falseando a realidade, deixa de ser saudável fantasia e se torna estereótipo, perturbando o desenvolvimento do senso de realidade da criança. Tudo é bom na dose certa, fantasia também.
O noticiário disse que estaria presente a biblioteca do Esquenta, o programa musical da Globo. Mas se tratava apenas de mesas com redoma com livros abertos exibindo o autógrafo. Pra quê isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário