segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Relatório 3 - Em Missão Urgente Buscando Inteligência


Relatório 3
do enviado especial XYZ ao planeta 3
Em missão urgente buscando inteligência
a dom Piqwỹ Lagarrr Urraur nã-Ữluarurr
Governador-geral do sistema Altair
O pessoal daqui não é muito coerente pra eleger as personalidades a admirar. Por exemplo: Criaram um país sem nome. Na falta de nome ora é chamado América, que é o nome do continente, ora Estados-Unidos, que não é nome. Os estados que aderiram tinham o direito de se separar quando quisessem. Então foi dado um golpe pra não se separar mais, e estourou uma guerra civil. O que fez o governante dos estados dominantes, um tal Lincoln? Fez uma guerra pra valer, impondo um governo central no lugar da então confederação. Por isso é tido como uma personalidade histórica, um herói, um homem de ação, que manteve a união do país.
Noutro lado desse planetinha tem um país chamado Índia, que, por coincidência, era dominado pelo mesmo país que dominava a terra de Lincoln. A luta pela independência foi liderada por um homem chamado Gândi, uma personalidade oposta à de Lincoln. Esse era todo bonzinho, pacifista, pregador da resistência passiva. Como alguém assim poderia lutar por independência não sei, mas o caso é que quando nos dois extremos, leste e oeste, nasceu o separatismo o que fez Gândi? Deixou que se separassem, numa boa. Assim a Índia perdeu um pedaço enorme de extensão territorial e ganhou, no oeste, um arqui-inimigo que até hoje disputa tenazmente a Caxemira, um grande território no norte.
Como o povo do planeta 3 pode cultuar igualmente como heróis, ícones, personalidades históricas essas personalidades tão e díspares não consegui entender.
Continuo procurando sinal de inteligência no planeta 3.
Informe 3
del enviado especial XYZ al planeta 3
En misión urgente buscando inteligencia
a don Piqwỹ Lagarrr Urraur nã-Ữluarurr
Gobernador-general del sistema Altair
La gente de aquí no es muy coherente para elegir las personalidades a admirar. Por ejemplo: Criaron un país sin nombre. En falta de nombre ora es llamado América, que es el nombre del continente, ora Estados-Unidos, que no es nombre. Los estados que se unieron tenían el derecho de se separar cuando quisiesen. Entonces fue dado un golpe para no se separar más, y irrumpió una guerra civil. Qué hizo el gobernante de los estados dominantes, un tal Lincoln? Hizo una guerra de verdad, imponiendo un gobierno central en lugar de la entonces confederación. Por eso es tenido como una personalidad histórica, un héroe, un hombre de acción, que mantuvo la unión del país.
En otro lado de eso planetita hay un país llamado India, que, por coincidencia, era dominado por el mismo país que dominaba la tierra de Lincoln. La lucha por la independencia fue liderada por un hombre llamado Gandi, una personalidad opuesta a la de Lincoln. Ese era todo buenito, pacifista, plegador de la resistencia pasiva. Como alguien así podría luchar por independencia no sé, pero el caso es que cuando en los dos extremos, leste e oeste, nació el separatismo qué hizo Gandi? Dejó que se separasen, sin problema. Así la India perdió un trozo enorme de extensión territorial y ganó, en el oeste, un archienemigo que hasta hoy disputa tenazmente la Cajemira, un grande territorio en el norte.
Como el pueblo do planeta 3 puede cultivar igualmente como héroes, íconos, personalidades históricas esas personalidades tan opuestas no conseguí entender.
Continúo procurando señal de inteligencia en el planeta 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário