quarta-feira, 31 de março de 2010

Selvagemente Selvagem- Recanto dos Pintados


Selvagemente selvagem
Recanto dos Pintados
Ríchar está na rua, apresentando o bairro.
— O pessoal fica fazendo piadinha, dizendo que cacei um veadinho, que catei uma piranha, que soltei um porquinho dizendo Vás em paz, irmão! Hoje descansarei. Chega de mato e bicho. Hoje a reportagem é sobre o primeiro bairro guei de Campo Grande, que se chama Recanto dos Pintados. Falemos aqui com estes rapazes que estão passando.
Entrevista três rapazes muito maquiados: Pó-de-arroz, rímel, batom, esmalte, etc:
— Pessoal, nossos telespectadores querem saber qual a origem desse nome Recanto dos Pintados. Será que aqui tem muito daquele peixe?
— Imagina! Nada a ver! Campo Grande nem tem rio, como é que terá peixe? Os poucos córregos estão poluídos. Sem chance. Na verdade a origem do nome é porque aqui os homens têm o costume de se pintar, usar batom, esmalte e tal.
Aparece outro morador, discordando:
— Tudo besteira. Na verdade o topônimo daqui tem a origem explicada por uma anedota. Quando nem estava loteado e só tinha uns gatos pingados morando, tinha um morador que vendia cedê pirata das musas do corpo pintado, body paint como chamam em inglês. Um vizinho comprou uma fita, gostou e encomendou outra. Quando o vendedor foi entregar era uma churrascada na casa do comprador. Como o vendedor era muito gozador foi logo dizendo, no meio de todo mundo: Como cê comprou o vídeo da Ângela Bismarck, peladinha, com o corpo coberto só de tinta. E agora pediu o da Globeleza. Taqui, ó! Cê levou uma pintada, gostou muito e agora quer levar outra pintada. E o endereço pra entrega é ainda a peixaria Recanto dos Pintados? O povo caiu em cima e ele prometeu desforra. A história correu a cidade e o bairro ganhou o nome de Recanto dos Pintados.
Apareceu mais um morador, contestando:
— Nada disso! O étimo teve origem quando dois pintores trapalhões caíram do cavalete e tomaram banho de tinta.
Mais outro:
— Não, não, não! Uma galinha teve uma ninhada...
— Já sei! A toponímia daqui é controversa. Pior que nome tupi ou guarani. Mas... Peraí... Meu contra-regra tem um recado urgente. O que foi? Ã?... Sim... O quê!? Os moradores estão vindo em passeata pra quebrar tudo e linchar a gente? Calma! Calma! Manda uma mensagem via telefone molecular. Ou seja, manda um moleque lá pra avisar que esta reportagem é Primeiro de abril! Atuamos em parceria com o Topa tudo por dinheiro pra pegar o pessoal daqui.
E Ríchar saiu cantando o sambinha:
— Quaquaquá, você caiu, caiu. É brincadeira, é primeiro de abril!

Nenhum comentário:

Postar um comentário