segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Relatório 13
do emissário extraordinário, enviado espæcial XYZ ao planeta 3
Em missão urgente buscando inteligência
a dom Piqwỹ Lagarrr Urraur nã-Ữluarurr
governador-geral do sistema Altair
Os nativos do planeta 3 são mesmo muito estranhos.
Por algum ignoto e insondável mistério do psiquismo cultural, têm a incrível superstição que as crianças não podem saber algo sobre o processo reprodutivo. Recentemente o sistema educacional decidiu enfrentar esse tabu e criou uma matéria chamada educação sexual. Sei que tu, nosso governador-geral, não acreditarás, mas aconteceu que às crianças estão ensinando todo tipo de perversão, enquanto o ato natural continua sendo visto como imoral!
Outra coisa estranha são os aquedutos do planeta 3. Durante milênios usaram a água tal qual recolhida na fonte. Desde o último século passaram a acreditar que essa água tem de ser tratada antes de ser enviada e que as pessoas só devem usar essa água tratada. Cobram alto preço por ela. Mas também passaram a acreditar que é preciso comprar um filtro na ponta da torneira.
Então fica uma gozada contradição: Na empresa de tratamento dágua se diz, e estão colados nas paredes cartazes explicando, que a água processada ali é da melhor qualidade imaginável. Na imprensa também se propagandeia isso. Mas depois, noutra hora, noutro assunto, a imprensa propagandeia que é imprescindível ter o filtro em casa porque não se deve tomar água da torneira sem ser filtrada!
Um vendedor de filtro disse a mim que se uso água de poço necessito um filtro, pois nunca se sabe se o poço está limpo mesmo. E deixou um folheto explicativo onde li uma ressalva:
Atenção
Estes purificadores não foram concebidos pra uso onde a água é bacteriologicamente insegura ou de qualidade desconhecida. A água deve ser potável. Ou seja: Tratada por concessionária de fornecimento dágua, conforme portaria 2914 do ministério da saúde.
Igual ao serviço que fornece energia elétrica e de internete, o que fornece água lucra sem investir. Já viste um produtor pedir pra comprarem pouco de seu produto? Pois usam todas as manhas pra convencer o povo a economizar e então aumentam a tarifa, lucrando igual, sem investir em expansão. Pois um vizinho contou que depois de tanto economizar, um funcionário bateu à porta e reclamou que naquela casa o consumo estava baixo demais.
Meu gato ficou me olhando com cara de pedinte. Eu disse:
— Seu gato, não sabes a sorte que tens. Não imaginas a maluquice que é ser gente.
Prossigo minha infrutífera e desesperançada missão de busca a inteligência no planeta 3.

Coleção de cartão-postal de Joanco

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário