quarta-feira, 29 de junho de 2016

Ressubido, correção dum erro
Do acervo de Joanco
Número especial, 100 páginas deste encantador gibi
Muitas vezes o tradutor ajeita uma versão nacional nalguma cena. Mas tem vez que a coisa sai atrapalhada. Na estória O passarinho preguiçoso, os ratinhos acharam tinta amarela pra reformar a casa encontrada. Jerry disse que com o verde da árvore fica bem patriótico. Supõem que a casa abandonada era dalgum passarinho voando ao norte por causa do inverno. Mas logo a seguir, esquecendo que pôs voando ao norte pra ficar coerente com o patriotismo verde-amarelo, chega um passarinho pensando Ufa! Viajar ao norte a cada inverno é uma grande amolação!
Mas pouca trapalhada é bobagem. Quem é Pimpão e quem é Biluca? Os nomes dessas personagens nas páginas 89 e 98 estão invertidos! Numerologia? Na página 43 está conforme a 89.
Vários quadrinhos ficaram coma a lateral truncada porque a revista, que deve ter sido encadernada e depois separada, tem corte que esfolou alguns, mas sem afetar a leitura e pouco afetando o desenho. Alguns foram recuperados 100%. Foi demorado pra restaurar porque muitos cabeçalhos e rodapés tiveram de ser refeitos por causa do corte e buraco de traça que afetou alguns rodapés e miolos, mas sem atingir os quadrinhos.
Exemplo de página com escaneio original:



Nenhum comentário:

Postar um comentário