sexta-feira, 16 de maio de 2014

Página 115 de Tarzan, de Burne Hogarth, já postado aqui
Comentário de Rekern
Se não me engano, nos livros do Edgar Rice Burroughs não se fala em gorila mas grandes macacos. Mas o universo do escritor é confuso. Nunca visitara a África antes de escrever os livros do homem-macaco. Nos desenhos do H. Foster também não aparecem gorilas. E o desenho que aparece ilustrando teu texto é do Joe Kubert.
Sou leitor assíduo de teu blog
Obrigado, Rekern.
Que me corrijam se eu estiver errado. Numa pesquisa superficial com palavra-chave grandes macacos não encontrei macaco (ou o que seja, porque cientificamente chimpanzé, gorila e bonobo não são macacos) daquele tamanho além do gorila e do orangotango. O orangotango fica excluído porque além de ser pardo é do arquipélago malaio, muito longe da África. Só se encaixa mesmo o gorila. Esses dos quadrinhos mais parecem um iéti, pé-grande ou dos tantos outros sucedâneos misteriosos espalhados no mundo. Mais parecem demônios que grandes macacos.
Segundo o comentário de Dani, em
O termo chimpanzé se aplica aos primatas do gênero Pan, da família dos pongídeos, com duas espécies conhecidas: Os chimpanzés-comuns (Pan troglodytes) e os bonobos (Pan paniscus).
Macaco, no sentido lato, é a designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropóides, aplicada no Brasil, restritivamente, aos cebídeos (ou macacos do novo mundo) em geral.
E essa, no gibi, de lutar com um grande macaco. É muita fantasia. Um chimpanzé já tem força pra arrancar o braço duma pessoa, imagines um gorila!

Um comentário:

  1. Essa página acima é do Burne Hogarth mesmo e não do Joe Kubert.

    ResponderExcluir