segunda-feira, 11 de março de 2013

Relatório 9
do emissário extraordinário, enviado espæcial XYZ ao planeta 3
Em missão urgente buscando inteligência
a dom Piqwỹ Lagarrr Urraur nã-Ữluarurr
governador-geral do sistema Altair
Há pouco vi noticiar que um motorista de ônibus atropelou uma pessoa no trânsito caótico duma cidade grande durante o dia. Temendo ser linchado pela população, fugiu e se apresentou horas depois à delegacia policial, sendo preso em flagrante e processado por omissão de socorro. Analisando os estranhos costumes dos nativos do planeta 3 estranhei a lógica do procedimento. Se o acidente ocorreu numa avenida movimentada duma metrópole em plena luz diurna e não num local ermo, que razão se tem em alegar omissão de socorro? Tal seria se fosse em local ermo e ou escuro, onde a vítima permaneceria horas ou dias até ser descoberta e resgatada. Mas no centro da metrópole, se o causador permanecesse, além do risco de ser linchado ainda atrapalharia o socorro a ser realizado por profissionais, sendo que não faltará quem chame socorro urgente.
Além do mais os nativos do planeta 3 têm uma lei que diz que é crime alterar o local a ser periciado. O que ninguém explicou é como se prestará socorro sem alterar o local do crime. São essas e outras razões que nos fazem rir de quem nos informou que no planeta 3 haveria vida inteligente.
Outra coisa estranha é que fabricam carros muito velozes pra em seguida instalar quebra-mola, lombada eletrônica e radar em toda parte. E ainda gastam muito dinheiro pra sinalizar essas barreiras. Pesquisei muitas dessas barreiras e nunca vi sensatez nelas, pois se passa rezando naquele ponto e em seguida se retoma a velocidade alta imediatamente. Não vi critério justo e sensato pra se as instalar em tal ponto, a não ser arrecadar multa. Não servem pra facilitar a travessia de pedestre, e sim pra se gastar mais combustível, pois se tem de mudar a marcha. Em cidades com tanto congestionamento muito me espantou esses dispositivos, que retêm o tráfego em vez de o fazer fluir mais rápido.
Também soube que os nativos do planeta 3 têm tecnologia pra sincronizar os semáforos mas não o fazem. E têm uma adoração ao sinal vermelho, pois chegam às raias do fundamentalismo com esse sinal, porque o motorista não pode passar no vermelho mesmo que a rua que cruza esteja deserta e se tenha ampla visão nos dois lados. Mesmo não tendo tráfego na outra rua o motorista é obrigado a ficar parado, só porque o sinal está vermelho. Um engenheiro propôs instalar semáforos inteligentes, que teriam sensor de presença, de modo a manter verde o sinal sempre que a rua que cruza estiver deserta. Então fiquei pensando: Por que o semáforo pode ser inteligente mas o motorista é obrigado a ser burro?
Os nativos do planeta 3 há pouco inventaram a internete e, pasmem!, os sítios provedores de descarga, chamados provedores de arquivo, cuja função é disponibilizar os arquivos pra se copiar, fazem igual os quebra-mola nas rodovias: Enchem de obstáculo a quem quer baixar. Alguns são uma barafunda infernal onde se tem de penar muito até descobrir onde se deve clicar pra baixar o arquivo. O que evidencia o caráter paranóico dos nativos do planeta 3 e a natureza tresloucada de seu modo de raciocinar e ver o mundo.
É curioso como quando progridem numa coisa sempre regridem noutra. O papel que faziam há 800 anos resiste até hoje. O de hoje não mal dura cem. Mesmo assim os colecionadores persistem em entesourar seus livros em vez de escanear. Breve terão tudo pulverizado mas não se importam, só se preocupando em valorizar o preço. E as autoridades, que tanto discursam pró-cultura, só fazem lei pra beneficiar esses comerciantes, nada fazendo contra esse atentado à cultura que é entesourar obras raras impedindo o acesso a quem as quer ler. Em vez disso procuram apavorar, hostilizar e dificultar a vida dos que escaneiam e disponibilizam essas raridades.
É por isso que os nativos do planeta 3 têm milênios de civilização mas vão seguidamente tendo civilização desaparecida, nada se lembrando das anteriores, de modo que estão sempre atrasados. Deve ser um castigo terrível viver aqui. Espero que minha missão termine logo e eu possa ir embora deste hospício das galáxias.
Enquanto isso continuo buscando vestígio de inteligência no planeta 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário