domingo, 9 de dezembro de 2012

Cartógrafo desenhou mapa real de Patópolis
O pato Donaldo mudou de casa 33 vezes. Tio Patinhas não tinha só uma caixa-forte mas 20. Foi o que Jürgen Wollina descobriu, 62 anos, berlinense, após se debruçar 13 anos sobre a obra completa de Carl Barks, o ilustrador da Disney, criador de Patópolis e grande parte das personagens das estórias do pato Donaldo.
Os anos renderam o primeiro mapa real de Entenhausen, Patópolis em alemão. É claro que não mora só patos lá. É uma cidade grande. Respondeu, questionado se só patos morariam na cidade. Com 600km2 e entre 100 mil e 200 mil habitantes, equivale a Teresópolis, Rio de Janeiro.
O mapa de Patópolis, que ficou pronto a tempo dos presentes natalinos de 2008, vendeu 1000 exemplares na pré-venda. Segundo Wollina, Barks não tinha a idéia de Patópolis desenhada na mente, mas muitas vezes incluía alguns mapas nos quadrinhos. Dúvidas e informações que não se encaixavam perfeitamente só foram resolvidas no original em inglês ou um pouco de imaginação. O mapa pode ser encomendado em www.donald.org por 9 euros (27 reais) mais frete.
(Folhapress)
O estado de Mato Grosso do Sul, terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário