segunda-feira, 26 de julho de 2010

sexta-feira, 23 de julho de 2010

À Coleção de Pacas Ridìculas e Curiosas


À coleção de placas ridículas e curiosas

Campo Grande MS, Quinta-feira, 22.07.2010, no local do supermercado legal fechado, avenida Júlio de Castilho

Cala a Boca! Stalone


Cala a boca!, Stalone
Na década de 1980 o festival de Canes iria dar um prêmio a Stalone mas, como terroristas bascos ameaçavam atacar no festival, Stalone não compareceu. Foi a maior atração do festival.
Qua-qua-qua-qua! Rambo com medo de atentado a bomba!
Estão com raiva? Muito simples dar o troco: Nunca vejam o filme no cinema nem na televisão.

Dos Balões de Santos Dumont à Viagem à Lua (Ebal - 1973)

Dos balões de Santos Dumont à viagem à Lua (Ebal, 1973)
Dos Balões de Santos Dumont à viagem à Lua (Ebal, 1973)
em quadrinho, banda desenhada, HQ, história da aviação
Vejas sobre a farsa dos irmãos Wright
(antes da mentira astronáutica teve a mentira aeronáutica)
Santos Dumont
x
irmãos Wright
A polêmica sobre o primeiro vôo
Santos Dumont
x
hermanos Wright
La polémica sobre el primer vuelo
A polêmica estabelecida com relação à prioridade do vôo do mais pesado que o ar, envolvendo o brasileiro Alberto Santos Dumont e os ianques irmãos Wright (Wilbur Wright e Orville Wright) deve ser apreciada com a atenção que merece, tendo em vista a documentação da época e as pesquisas desenvolvidas por diversos historiadores.
La polémica establecida con relación a la prioridad del vuelo del más pesado que el aire, envolviendo el brasileño Alberto Santos Dumont y los yankes hermanos Wright (Wilbur Wright y Orville Wright) debe ser apreciada con la atención que merece, teniendo en vista la documentación de época y las pesquisas desarrolladas por diversos historiadores.
De forma reduzida, já que o assunto abordado demandaria muito papel, procuraremos sintetizar essa antiga divergência:
● 1 - O primeiro vôo de Santos Dumont ocorreu em 23 de outubro de 1906, no campo Bagatelle, em Paris, França, com seu famoso avião 14-Bis. O primeiro vôo alegado pelos irmãos Wright foi em Kill Devil Hill, 6,5km ao sul de Kitty Hawk, em Orraio. Data indicada: 17 de dezembro de 1903.
De forma reducida, ya que el asunto abordado demandaría mucho papel, procuraremos sintetizar esa antigua divergencia:
● 1 - El primer vuelo de Santos Dumont ocurrió en 23 de octubre de 1906, en el campo Bagatelle, en Paris, Francia, con su famoso avión 14-Bis. El primer vuelo alegado por los hermanos Wright fue en Kill Devil Hill, 6,5km a sur de Kitty Hawk, en Ojaio. Fecha sugerida: 17 de diciembre de 1903.
● 2 - No vôo pioneiro de Santos Dumont milhares de pessoas estavam no campo de Bagatelle, que até lá acorreram em decorrência das notícias divulgadas pela imprensa local. Esse vôo foi filmado por uma empresa cinematográfica, Companhia Pathé, todos os preparativos do vôo foram fotografados e a grande vitória alcançada por Santos Dumont foi noticiada pelos mais importantes jornais do mundo. O Aeroclube da França registrou o acontecimento em ata especial.
● 2 - En el vuelo pionero de Santos Dumont miles de personas estaban en el campo de Bagatelle, que hasta allá fueron por causa de las noticias divulgadas por la prensa local. Ese vuelo fue filmado por una empresa cinematográfica, Compañía Pathé, todos los preparativos del vuelo fueron fotografiados y la grande victoria alcanzada por Santos Dumont fue noticiada por los más importantes periódicos del mundo. El Aeroclub de Francia registró el acontecimiento en acta especial.
No vôo dos irmãos Wright, segundo sua própria biografia, estavam presentes cinco testemunhas. Nada foi filmado e noticiado na imprensa ianque. Somente alguns anos após exibiram fotografias da decolagem de seu avião, dizendo que foram batidas em 1903.
En el vuelo de los hermanos Wright, según su propia biografía, estaban presentes cinco testigos. Nada fue filmado y noticiado en la prensa yanke. Solamente algunos años después exhibieron fotografías de la decolaje de su avión, diciendo que fueron batidas en 1903.
● 3 - A expectativa quanto ao provável vôo dum aparelho mais pesado que o ar (o avião) era tanta que em julho de 1906 havia dois prêmios de aviação a disputar: Um oferecido pelo Aeroclube da França (1500 francos, prum vôo de 100m de distância) e outro, oferecido por senhor Ernest Archdeacon, o mecenas da aviação (três mil francos pra 25m de distância. Isso mesmo: 25 metros!).
● 3 - La expectativa cuanto al probable vuelo de un aparato más pesado que el aire (el avión) era tanta que en julio de 1906 había dos premios de aviación a disputar: Un ofrecido por el Aeroclub de Francia (1500 francos para un vuelo de 100m de distancia) y otro, ofrecido por el señor Ernest Archdeacon, el Mecenas de la Aviación (tres mil francos para 25m de distancia. Eso mismo: ¡25 metros!).
O fato de existir, em 1906, um prêmio prum vôo de 25m de distância comprovava que, até então, ninguém conseguira cumprir tal missão: Decolar com um avião usando exclusivamente os recursos de bordo.
El hecho de existir, en 1906, un premio para un vuelo de 25 metros de distancia comprobaba que, hasta entonces, nadie consiguiera cumplir tal misión: Decolar con un avión usando exclusivamente los recursos de bordo.
Se os irmãos Wright voavam desde 1903, por que não se candidataram aos valiosos prêmios? Estados Unidos tinha uma representação diplomática em Paris à qual não deveria constituir segredo o êxito dos Wright. Por que não informaram ao Aeroclube da França a respeito?
Si los hermanos Wright volaban desde 1903, ¿por que no se candidataron a los valiosos premios? Estados Unidos tenía una representación diplomática en París a la cual no debería constituir secreto el éxito de los Wright. ¿Por que no informaron al Aeroclub de Francia a respecto?
● 4 - Os únicos monumentos erigidos em Paris, homenageando um estrangeiro, no caso Santos Dumont, foram inaugurados em 1910: Um marco de granito no próprio campo de Bagatelle e outro, em 1913, o Ícaro de Saint-Cloud, na praça Santos Dumont.
No 1º está gravado na pedra: Aqui, em 12 de novembro de 1906, sob o controle do Aeroclube da França, Santos Dumont estabeleceu os primeiros recordes de aviação do mundo.
Nota: A data corresponde ao 2º vôo do 14-Bis.
● 4 - Los únicos monumentos erigidos en París, se homenajeando un extranjero, en el caso Santos Dumont, fueron inaugurados en 1910 (un marco de granito en el propio campo de Bagatelle) y otro, en 1913 (el Ícaro de Saint-Cloud, en la plaza Santos Dumont).
En el 1º está grabado en la piedra: Aquí, en 12 de noviembre de 1906, bajo el control del Aeroclub de Francia, Santos Dumont estableció los primeros récordes de aviación del mundo.
Nota: La fecha corresponde al 2º vuelo del 14-Bis.
No 2º monumento há uma placa com o seguinte dizer: Este monumento foi erigido pelo Aeroclube da França pra comemorar as experiências de Santos Dumont, pioneiro da locomoção aérea. 19 de outubro de 1901 e 23 de outubro de 1906.
Nota: Em 19 de outubro de 1901 foi a vitória obtida por Santos Dumont com seu balão-dirigível #6 (prêmio Deutsh).
E os irmãos Wright? Nenhuma placa, marco nem monumento. Ao menos em Paris.
En el 2º monumento hay una placa con el siguiente decir: Este monumento fue erigido por el Aeroclub de Francia para conmemorar las experiencias de Santos Dumont, pionero de la locomoción aérea. 19 de octubre de 1901 y 23 de octubre de 1906.
Nota: En 19 de octubre de 1901 fue la victoria obtenida por Santos Dumont con su balón-dirigible #6 (premio Deutsh).
¿Y los hermanos Wright? Ninguna placa, marco ni monumento. Al menos en París.
● 5 - Santos Dumont escreveu:
Os partidários dos irmãos Wright pretendem que eles voaram na América do Norte de 1903 a 1908. Tais vôos teriam acontecido perto de Dayton, num campo ao longo de cujo limite passava um bonde. Não posso deixar de ficar profundamente espantado por esse feito inexplicável, único, desconhecido: Durante 3,5 anos os Wright realizaram inúmeros vôos mecânicos e nenhum jornalista da tão perspicaz imprensa de Estados Unidos se abalançou a ir assistir, controlar e aproveitar o assunto prà mais bela reportagem da época.
Como imaginar, então, que, na época, os irmãos Wright descreveram círculos no ar durante horas sem que alguém disso se ocupasse?
● 5 - Santos Dumont escribió:
Los partidarios de los hermanos Wright pretenden que ellos volaron en América del Norte de 1903 a 1908. Tales vuelos habrían se realizado cerca de Dayton, en un campo al largo de cuyo límite pasaba un ferro-carril. No poso dejar de quedar profundamente espantado por ese hecho inexplicable, único, desconocido: Durante 3,5 años los Wright realizaron innúmeros vuelos mecánicos y ningún periodista de la tan perspicaz prensa de Estados Unidos se abalanzó a ir asistir, controlar y aprovechar el asunto para la más bella reportaje de la época.
¿Como imaginar, entonces, que, en la época, los hermanos Wright describieron círculos en el aire durante horas sin que alguien de eso se ocupase?
● 6 - Os prêmios estabelecidos na França se referiam ao vôo dum aparelho mais pesado que o ar (o avião) saindo do chão com os próprios recursos a bordo.
O 14-Bis fez sua corrida no solo, saiu do chão, ganhou altura e pousou em seguida, usando trem de pouso (duas rodas), como todos os aviões o fazem.
O avião dos irmãos Wright era um planador, equipado com motor extremamente ruidoso e lançado por uma catapulta, ganhando velocidade sobre trilhos montados no chão. O avião não tinha roda!
● 6 - Los premios establecidos en Francia se referían al vuelo de un aparato más pesado que el aire (el avión) saliendo del suelo con los propios recursos a bordo.
El 14-Bis hizo su corrida en el suelo, salió del suelo, ganó altura y posó en seguida, usando tren de poso (dos rodas), como todos los aviones lo hacen.
El avión de los hermanos Wright era un planador, equipado con motor extremamente ruidoso y arrojado por una catapulta, ganando velocidad sobre carriles montados en el suelo. ¡El avión no tenía roda!
Após qualquer pouso os Wright tinham que transportar todo o material (torre do pilone, pilone, trilhos, cordas, etc.) pra que nova decolagem fosse possível!
Em conclusão: O avião dos Wright não decolava. Era catapultado. E somente voava quando havia vento...
Quando surgiram em Paris, em 1908, dois anos após os vôos pioneiros de Santos Dumont com o 14-Bis, a engenhoca ainda não tinha roda!
¡Después de cualquier poso los Wright tenían que transportar todo el material (torre del pilone, pilone, carriles, cuerdas, etc.) para que nueva decolaje fuese posible!
En conclusión: El avión de los Wright no decolaba. Era catapultado. Y solamente volaba cuando había viento...
Cuando surgieron en París, en 1908, dos años después de los vuelos pioneros de Santos Dumont con el 14-Bis, ¡el aparato aún no tenía roda!
● 7 - Em artigo publicado na revista Century Magazine, os irmãos Wright declararam ter convidado, em 1904, representantes de todos os jornais de Dayton, Orraio, pra assistir um vôo seu. Vieram 12 repórteres e o avião não voou. Regressaram no dia seguinte, a pedido, e novo fracasso presenciaram. Então, ignorando a diferença essencial entre dirigíveis e aeroplanos, nunca mais os jornalistas prestaram atenção ao que fazíamos.
● 7 - En artigo publicado en la revista Century Magazine, los hermanos Wright declararon haber invitado, en 1904, representantes de todos los periódicos de Dayton, Orraio, para asistir un vuelo suyo. Vinieron 12 reporteros y el avión no voló. Regresaron en el día siguiente, a pedido, y nuevo fracaso presenciaron. Entonces, ignorando la diferencia esencial entre dirigibles y aeroplanos, nunca más los periodistas prestaron atención al que hacíamos.
● 8 - As atividades dos Wright sempre estiveram envolvidas em mistério. Suspenderam seus vôos de outubro de 1905 a maio de 1908.
Quais as razões?
● 8 - Las actividades de los Wright siempre estuvieron envueltas en misterio. Suspendieron sus vuelos de octubre de 1905 a mayo de 1908.
¿Cuales las razones?
A Illustrated London News, de 26 de setembro de 1908, afirmou: Os irmãos Wright, de fama aeronáutica, cujas experiências na América estavam envoltas, durante tanto tempo, num impenetrável mistério...
Tentaram vender sua invenção ao exército de Estados Unidos, sem sucesso porque os militares não chegaram a assistir algum vôo...
El Illustrated London News, de 26 de setiembre de 1908, afirmó: Los hermanos Wright, de fama aeronáutica, cuyas experiencias en América estaban involucradas, durante tanto, tiempo en un impenetrable misterio...
Intentaron vender su invención al ejército de Estados Unidos, sin éxito porque los militares no llegaron a asistir algún vuelo...
Conclusão: A fim de que o assunto não fique muito longo, concluímos que a história não falha. A prioridade de Santos Dumont é legítima, acima de dúvida.
Conclusión: A fin de que el asunto no quede muy largo, concluimos que la historia no falla. La prioridad de Santos Dumont es legítima, sin dejar duda.
O presidente de Estados Unidos, Bill Clinton, quando esteve, em visita oficial ao Brasil, numa entrevista concedida aos jornalistas em Brasília, disse que o Pai da Aviação é Santos Dumont. Essa afirmação de Bill Clinton foi gravada, filmada e transmitida pelos canais de televisão.
El presidente de Estados Unidos, Bill Clinton, cuando estuvo, en visita oficial a Brasil, en una entrevista concedida a los periodistas en Brasilia, dijo que el Padre de la Aviación es Santos Dumont. Esa afirmación de Bill Clinton fue grabada, filmada y transmitida por los canales de televisión.
Os Wright, construtores de bicicleta, pensavam mais em obter dinheiro com a venda de sua invenção, que doar à humanidade o ideal da conquista do espaço.
Los Wright, constructores de bicicleta, pensaban más en obtener dinero con la venta de su invención, que donar a la humanidad el ideal de la conquista del espacio.
A imensa propaganda, desencadeada a partir de 1908, fez até velhos amigos franceses de Santos Dumont terminarem adotando a prioridade dos irmãos Wright!
¡La inmensa propaganda, desencadenada a partir de 1908, hizo hasta viejos amigos franceses de Santos Dumont terminaren adoptando la prioridad de los hermanos Wright!
Porém Santos Dumont é, por justiça histórica, o Pai da Aviação. Isso ninguém poderá contestar!
Pero Santos Dumont es, por justicia histórica, el Padre de la Aviación. ¡Eso nadie podrá dudar!
Comandante Fernando Lyra Hippólyto, Aviador civil
Natal (Rio Grande do Norte, Brasil), 20.05.2002