domingo, 26 de dezembro de 2010

Galopera - Obra-Prima Paraguaia


Galopera
Obra-prima paraguaia
Na América hispânica dois países se destacam pela música maravilhosa: México e Paraguai. Ao menos são os mais conhecidos no Brasil.
Música paraguaia: Quem não ouviu não viveu.
Da inebriante música paraguaia destaco Galopera, nesta versão, que considero perfeita. O acorde desse inigualável instrumento que é a harpa, cujos tons vão se recheando e complementando e a voz estupenda, comparável a Agnetha, ex-Abba. E a letra primorosa, descrevendo desde a chegada do público ao concerto onde se executará o número da galopera, os instrumentos musicais, a roupa típica da dançarina e sua trança, o tema que originou a letra e o cântaro, pois que se trata duma dança onde a moça leva, na cabeça um cântaro, pra matar a sede do peregrino. E o bailar, lembrando o movimento eqüino: Galopeira.
E o desfecho, revelando a intensa característica romântica do paraguaio, termina numa cantada
— Me dês um pouco de água fresca de teu cântaro de amor.
Ouças e constatarás que nada tem a ver com a versão estropiada, mutilada e gritada das versões brasileiras.

Um comentário:

  1. Mário, meu amigo...
    Gostei de saber sobre a versão da música, olha que eu gosto de ouvir Galopeira e não me lembro de ouvir ela em outra versão que não em nossa Língua Portuguesa, talvez seja por isso que eu gosto.
    Obrigada pela informação.
    Abraço.

    ResponderExcluir